De acordo com a obra "Amor
de Perdição", de Camilo Castelo Branco e o filme "Romeu e
Julieta", inspirado na obra de Willian Shakespeare, produzido por Franco
Zefireli, nota-se algumas semelhanças e distinções, referentes a fases do Romantismo
em Portugal. A partir desse princípio, foi proposto aos alunos do 2º ano 5 que
comparassem o livro ao filme e, em seguida, fizessem a contextualização
histórica da obra de Camilo Castelo Branco, identificando na mesma as
características estudadas em sala de aula do Romantismo. Para cada
característica citada foi pedido que exemplificassem a mesma com trechos do
clássico considerado por muitos como uma novela passional.
Posteriormente, a turma foi
divida em cinco grupos para apresentarem de forma bem criativa algo que mais
lhe chamou a atenção no momento de leitura da obra. Dessa forma, cada equipe de
acordo com a orientação da professora, Vanessa Braga de Lima Andrade, expôs o
livro "Amor de Perdição" da seguinte maneira:
1º grupo: a história foi
apresentada em forma de clip musical com fotografias dos próprios alunos como
os protagonistas do enredo.
2º grupo: compuseram uma música
contando a história do amor proibido de Simão e Tereza e comparando o livro
"Amor de Perdição" a obra de Willian Shakespeare.
3ª grupo: destacaram a
personagem Mariana como sendo a verdadeira heroína ultrarromântica do livro.
Passaram o trecho do filme, que é bem fiel a obra literária, em que se atira em
alto mar depois que vê o amado morto sendo lançado para justificar abnegação de
Mariana em nome do amor que sentia por Simão.
4º grupo: apresentou um
capítulo do livro parodiando as personagens principais e escreveram uma linda
poesia sobre o enredo da narrativa.
5º grupo: preferiram fazer uma
reflexão mais crítica da obra no que diz respeito à hipocrisia social da época.
Discutiram questões sociais e políticas marcantes na narrativa.
Por fim, faz-se necessário
salientar que o objetivo maior deste trabalho, além de trabalhar o estilo de
época Romantismo, a expressão oral e corporal dos alunos, é fazer com que os
discentes percebam o quão prazeroso pode ser a leitura de clássico da literatura.
Apresentação de .ppt: https://docs.google.com/presentation/d/1OoCHHtA5NFtwTaErRIND-vbJh6vNVgGBQaBJpYLmS7A/edit?usp=sharing
Poemas escrito pelos alunos: https://docs.google.com/document/d/18YAREs04Zix8Nnff18uwZIIcziTDs-NYdeydKrCykh8/edit?usp=sharing
Nenhum comentário:
Postar um comentário