quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Amor de Perdição e Romeu e Julieta: similaridades e distinções



De acordo com a obra "Amor de Perdição", de Camilo Castelo Branco e o filme "Romeu e Julieta", inspirado na obra de Willian Shakespeare, produzido por Franco Zefireli, nota-se algumas semelhanças e distinções, referentes a fases do Romantismo em Portugal. A partir desse princípio, foi proposto aos alunos do 2º ano 5 que comparassem o livro ao filme e, em seguida, fizessem a contextualização histórica da obra de Camilo Castelo Branco, identificando na mesma as características estudadas em sala de aula do Romantismo. Para cada característica citada foi pedido que exemplificassem a mesma com trechos do clássico considerado por muitos como uma novela passional.
Posteriormente, a turma foi divida em cinco grupos para apresentarem de forma bem criativa algo que mais lhe chamou a atenção no momento de leitura da obra. Dessa forma, cada equipe de acordo com a orientação da professora, Vanessa Braga de Lima Andrade, expôs o livro "Amor de Perdição" da seguinte maneira:
1º grupo: a história foi apresentada em forma de clip musical com fotografias dos próprios alunos como os protagonistas do enredo.
2º grupo: compuseram uma música contando a história do amor proibido de Simão e Tereza e comparando o livro "Amor de Perdição" a obra de Willian Shakespeare.
3ª grupo: destacaram a personagem Mariana como sendo a verdadeira heroína ultrarromântica do livro. Passaram o trecho do filme, que é bem fiel a obra literária, em que se atira em alto mar depois que vê o amado morto sendo lançado para justificar abnegação de Mariana em nome do amor que sentia por Simão.
4º grupo: apresentou um capítulo do livro parodiando as personagens principais e escreveram uma linda poesia sobre o enredo da narrativa.
5º grupo: preferiram fazer uma reflexão mais crítica da obra no que diz respeito à hipocrisia social da época. Discutiram questões sociais e políticas marcantes na narrativa.
Por fim, faz-se necessário salientar que o objetivo maior deste trabalho, além de trabalhar o estilo de época Romantismo, a expressão oral e corporal dos alunos, é fazer com que os discentes percebam o quão prazeroso pode ser a leitura de clássico da literatura. 




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