terça-feira, 12 de novembro de 2013

Farmácia Existencial

Os alunos dos 1º anos do Ensino Médio da Escola Normal, sob orientação do professor Lindomar Lelis durante o mês de novembro estão realizando o projeto Farmácia Existencial. Um trabalho que visa trabalhar o significado das palavras segundo Platão entender como cada palavra pode modificar nossas vidas para o bem e para o mal. 
Lembrando sempre que o homem é, por essência, um animal simbólico. Toda estrutura de conhecimento, de descoberta e de relacionamento se dá por meio dos signos. Nossa tentativa de adquirir novos conhecimentos é sustentada pela prática mental de relacionar signos. Platão dizia que a linguagem é um Pharmakon, palavra que possui três significados: remédio, veneno e cosmético. A palavra pode ser um remédio quando consolamos uma pessoa; pode ser um veneno quando dela difamamos alguém ou semeamos discórdia; pode, ainda, ser um cosmético quando a utilizamos para elogiar ou na poesia, que pode mudar uma realidade, fazendo com que ela seja até mais bela do que realmente é. 
O trabalho está ocorrendo sob a seguinte metodologia:
  1. Divisão dos grupos. Cada grupo irá escolher o nome da sua farmácia. O passo seguinte será fazer remédios que curam valores que o ser humano precisa hoje. Cada vidro de remédio terá uma bula criada pelo grupo com benefícios do remédio.
  2. Os remédios precisam ser feitos e colocados em embalagens grandes, confeccionadas pelos membros do grupo. A intenção dessa escolha é que eles deveriam preparar um placebo. (Explicar).
  3. Preparar o ambiente e organizar sua farmácia, acessórios, roupas e claro os remédios e cosméticos. 
  4. Convidar outras salas, professores para visitarem as farmácias. Os alunos durante a visita orientam e oferece o remédio certo para as pessoas, lendo a bula coma instruções de uso para o efeito dar certo.
Os resultados tanto para os visitantes das farmácias quanto para os alunos será muito importante. Assim como o placebo pode ajudar a curar na cura ou na melhoria dos sintomas, também uma boa palavra, dita na hora certa e de maneira apropriada pode transformar uma vida. Pensem nisso... 
Os alunos do 1º04 já realizaram a apresentação dos primeiro trabalhos, vejam as fotos como ficaram marcantes e demonstraram a importância do projeto.



Nenhum comentário:

Postar um comentário